Nove candidaturas ao programa UMass@Lowell

Publicado em 2020-03-31

Nove estudantes açorianos candidataram-se ao programa de mobilidade Internacional Student Exchange Program Umass@Lowell, totalmente financiado pela Saab Family Foundation. Dos nove candidatos apenas seis serão selecionados.

Nove candidaturas ao programa UMass@Lowell

Açores, Aveiro, Minho, Leiria, Porto, Lisboa, Estónia e Eslováquia são as universidades de que provéem estes alunos açorianos que se candidataram ao programa de mobilidade de estudantes dos Açores para a Universidade de Massachussets Lowell, nos Estados Unidos. “Estas nove candidaturas são o primeiro passo para uma estreita colaboração entre os EUA e Portugal”. Um programa do qual o TERINOV foi ponto de contacto nacional que pretende garantir a participação dos candidatos em projetos de investigação, através da transferência de estudantes de formação avançada de ambos os lados do Atlântico.

Com um período aberto de candidaturas de um mês, os nove estudantes candidatos esperam agora pelo resultado das candidaturas que irão eleger os alunos selecionados por um comité eleito representado por todas as universidades envolvidas, uma vez que apenas seis terão a oportunidade de frequentar, entre oito a dez semanas, os departamentos e laboratórios da Kennedy College of Sciences da Universidade de Massachussets Lowell.

“Computer science”, “Environmental, Earth and Atmospheric Sciences” e “Chemistry” são os departamentos e laboratórios da Kennedy College of Sciences de UMass@Lowell que vão receber alunos açorianos ao abrigo deste programa de mobilidade.

A par da mobilidade de jovens estudantes açorianos para os EUA, este novo programa de colaboração entre a UMass Lowell e Portugal prevê a criação de três instrumentos, nomeadamente a criação de projetos de base científica e tecnológica partilhados, tendo como epicentro a Universidade dos Açores, a criação de cátedras e ainda um 'Inovation Hub', que irá funcionar no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

O Internacional Student Exchange Program Umass@Lowell surge no seguimento dos memorandos de entendimento assinados em junho de 2019 entre a Universidade dos Açores e a Universidade de Massachusetts Lowell, para o estabelecimento de um programa conjunto com o Governo dos Açores e com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira
PCT da Ilha Terceira, 9700-702
Terra Chã, Angra do Heroísmo